Hoje Tem Noite Cultural G-DECC 10 Anos'

A ASDECC e o G-DECC Realizam hoje, 30 de Novembro de 2013, no Teatro Raul Coelho, as 19h00min a 10ª Edição da Noite Cultural do Grupo.
Evento criado em 2004 com o objetivo de comemorar o aniversário de criação do G-DECC (06 de outubro), apresentando o trabalho realizado durante o ano para a comunidade.

Esse ano a Noite terá uma programação especial voltada para os 10 anos do Grupo, apresentando coreografias que marcaram a história da entidade nessa década de existência e contará com participações especiais abrilhantando a noite, são elas: FAMUCA - Fanfarra Municipal de Curaçá, grupo de dança STREET BOYS, G-DAB - Grupo de Dança do Assentamento Buqueirão, Giovanny Soares, Capoeira Redimidos, Coral Estrelas na Terra, além das diversas apresentações do G-DECC (G1, G2, G3 e G4).

CONVIDAMOS TODA A COMUNIDADE PARA PRESTIGIAR ESSE GRANDE EVENTO EM NOSSA CIDADE. G-DECC 10 ANOS'

Encontro de Bandas G-DECC 10 AnoS marcado por reencontros'


G-DECC participa da 1ª AGROFAM e da 13ª Festa de ZUMBI

Mesmo muito ocupado com a programação de aniversário de 10 Anos do grupo o G-DECC se comprometeu e realizou duas apresentações no últimos dias. Uma na 1ª Feira da Agropecuária Familiar e Arranjos Produtivos - AGROFAM na sede do município e outra na 13ª Festa de Zumbi na Comunidade Quilombola de Nova Jatobá. Dois eventos muito importantes para a cidade.

A 1ª Feira da Agropecuária Familiar e Arranjos Produtivos, a Agrofam, foi realizada entre os dias 15 e 17 de novembro no Parque Durval Coelho de Aquino, tendo como realizador o Governo de Curaçá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), e em parceria com a Associação Aprisco Vale do Curaçá. O Evento foi marcado por exposições, competições, palestras e apresentações musicais e culturais. Entre elas a Coreografia Orgulho de Ser Nordestino apresentada pelo G-DECC no dia 16 (sábado) no palco principal da feira às 20hs. Essa mesma coreografia já tinha sido apresentada na abertura do SemiáridoShow dias antes, sendo muito elogiada nos dois eventos. 

Também com realização da Prefeitura Municipal de Curaçá, dessa vez por meio da Secretaria de Ação
Social e Cidadania, (SAS) e o Departamento de Cultura, aconteceu sábado, dia 23 de novembro, na Comunidade Quilombola de Nova Jatobá, a 13ª Festa de Zumbi dos Palmares. O Festejo cultural é uma homenagem a Francisco (Zumbi), negro que lutou pela liberdade dos escravos nos anos de 1600. Centenas de pessoas prestigiaram o Evento em Nova Jatobá, que fica a 10 km de Curaçá. Pela 4ª vez o G-DECC foi convidado a participar da Festa e não mediu esforços para marcar presença e prestigiar a festa com apresentação de duas coreografias relacionadas à cultura afro-brasileira. São elas: Guerreiro Caçador (apresentada em Florianópolis-Sc em 2007) e Guerreiros criada especialmente para o evento em edição anterior. As coreografias são inspiradas no maculelê, dança que utiliza bastões e simula a luta dos escravos em busca da libertação. 

G-DECC no Jatobá - Festa de Zumbi

Super Encontro de Bandas G-DECC 10 AnoS acontece nesse Sábado

O G-DECC está completando 10 Anos de existência, dedicados a infância e Juventude Curaçaense, dando-lhes uma nova perspectiva de vida através da Arte.  A ASDECC como representante da Comunidade senti-se realizada e  honrada com a existência desse grupo que faz florescer em cada criança, adolescente e jovem a esperança, a coletividade, a autoestima, a sua identidade, a responsabilidade, o amor, a amizade, proporcionando-lhes o crescimento pessoal, intelectual e cultural, tornando-os protagonistas de sua própria história.

Por tudo que o G-DECC vem fazendo, queremos reconhecer esse exemplo prestando homenagem a todos que fazem parte dessa história e contribuir para a construção da Sede Cultural G-DECC (Sonho do grupo) através da realização de um grande Evento Festivo.

SUPER ENCONTRO DE BANDAS G-DECC 10 ANOS

O Encontro será na CHÁCARA DE JURACI, às 20h00min do dia 23/11 e contará com a participação das bandas: PRA ARROCHAR, FORROZÃO CLASSE “A”, CASSIANO RICARDO, NOVA GERAÇÃO e KARÉN THAINÁ .

Entrada:  para participar da festa você deve procurar alguma das casas de material de construção: Armando Material de Construções, Valter Construções ou Extra Construções e realizar uma compra de material de construção no valor mínimo de R$ 15,00 pegando a apenas a nota fiscal da compra para ser entregue na entrada da festa contribuindo assim para construção da sede do G-DECC.

Você é muito Especial em nossa história . . .
Contamos com a Sua Presença e  Contribuição!’

Rozenaira Martins participou do programa de qualificação em Música'

A Componente do G-DECC, Rozenaira Martins Pereira participou nos dias 23 a 25/8, 13 a 15/9, 27 a 29/9 e 18 a 20/10 no Centro de Cultura João Gilberto na Cidade de Juazeiro - Ba do Programa de Qualificação em Artes, na modalidade de Música promovido pela Secretaria de Cultura do estado da Bahia e com Certificado reconhecido pelo MEC. Roze, como é conhecida no grupo, já tem um caminho trilhado na música, sendo integrante da Orquestra de Câmara de Curaçá-OCC, desde de sua criação e toca instrumentos como Violão, cavaquinho, guitarra e Percussão na Banda G-DECC, além de cantar no Coral G-DECC.

O Programa de Qualificação em Artes atende à demanda do interior do estado para qualificação e atualização dos que atuam nos setores artísticos das diferentes regiões. A ação dá continuidade ao processo formativo iniciado em 2012, quando foram oferecidos cursos em quatro linguagens em 12 cidades. Agora em 2013, portanto, ampliam-se as ações para investir no acesso democrático ao fazer artístico-formativo, na perspectiva da revisão de informações e atualização de práticas, a partir de parâmetros contemporâneos e numa visão interdisciplinar, na educação e na arte. Os cursos se inserem, como Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade da Educação Profissional Técnica, proposta pelo MEC. Os seus resultados deverão contribuir para uma maior inserção dos artistas no campo das artes e da cultura, e, consequentemente, para um aumento da capacidade produtiva nos diversos territórios de identidade da Bahia.

O G-DECC e a ASDECC Parabenizam Rozenaira Martins por buscar seu crescimento intelectual, Cultural e Musical sem olhar as dificuldades, com perseverança e determinação e assim contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Grupo e da nossa cidade. PARABÉNS ROZE!'

Uma Noite para Celebrar o Canto Coral - 1º Encontro de Corais'

O G-DECC inova mais uma vez na promoção e valorização da Cultura em Curaçá-Ba, o grupo que a anos vem realizando apresentações e grandes eventos culturais na cidade buscando incentivar a prática artística em suas diversas áreas oportunizou a toda comunidade e principalmente aos amantes do canto coral uma noite muito especial. 
Com o objetivo de fortalecer a prática do canto coral na cidade, bem como incentivar o surgimento de novos corais, sobretudo em escolas, o G-DECC realizou no dia 30 de Outubro o 1º ENCONTRO DE CORAIS DE CURAÇÁ-BA, um evento que já vinha sendo pensado a muito tempo, inspirado nas participações do Coral G-DECC no Festival Internacional de Corais de Minas Gerais, mas que só agora se concretizou. O evento foi realizado em uma das salas do Colégio Municipal Dr. Scipião Torres que foi lotada por coralistas e comunidade em geral.

A abertura do Encontro foi feita pela Presidente da ASDECC - Associação de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Cidadania de Curaçá, a Senhora Edinaira Martins Pereira, que falou sobre o objetivo do evento, os corais participantes, a importância desse momento e convidou o primeiro coral a se apresentar, Coral G-DECC. Passando a palavra para Dimael Barbosa (coordenador e regente do Coral). O regente cumprimentou os presentes registrando as presenças de Fofinho (tecladista e sanfoneiro), Douglas (regente da OCC e estudante de música), dona Isa (regente do coral Santa Cecília) e demais coralistas presentes, bem como agradeceu à direção da escola pelo espaço. Em seguida apresentou o Coral e falou do repertório a ser apresentado: Se casamento foi bom (Adelmário Coelho), Não quero Dinheiro (Tim Maia), Pout Porri (Raul Seixas), Samba da minha Terra (arranjo de Sergio Souto) e Aie N´toto Nilé (Sergio Souto).

A apresentação do Coral G-DECC foi muito apreciada pelo público presente, recebendo vários elogios e aplausos em todos os momentos, com destaque especial para o Pout Porri de Raul Seixas, com solos de Isaías Félix e Bruna e os Números apresentados Acapella.


Dando continuidade ao encontro o Coral Estrelas na Terra fez sua apresentação. A diretora do Colégio Estadual João Matos falou do coral e do trabalho realizado no colégio, bem como parabenizou o Coral G-DECC pela brilhante apresentação, "é motivo de orgulho para todos nós Curaçaenses o trabalho de vocês", disse. Ivânia convidou a aluna segunda colocada no TAL em Juazeiro para apresentar a poesia e encantou a todos pela sua interpretação. Foi muito Lindo!

O Coral Estrelas na Terra coordenado pela professora Nelma apresentou seu repertório para o público que apreciou cada nota emitida pelos alunos. Dentre as cinco canções apresentadas ( A lenda, Amar é, A paz e Aleluia) a música aleluia foi a que mais emocionou os presentes que ficaram encantados com o que viam e principalmente com o que Ouviam. A canção contou com solos de duas coralistas e da regente Nelma e no refrão o coral fez bonito cantando Aleluia, aleluia.
A noite ainda contou com a entrega de troféus para os participantes da noite e homenagem especial ao Coral Santa Cecília que a mais de 50 anos atua em nossa cidade e inspirou todos trabalhos com canto coral desde então. Pra noite ficar completa só faltou a participação dos demais corais que tinham confirmado presença: EJUCC e COST LOUC. Os corais garantiram presença, mas infelizmente não compareceram e nem deram justificativa.
PARABÉNS AOS CORAIS G-DECC E ESTRELAS NA TERRA!' Que venha o Segundo Encontro.








1º Encontro de Corais de Curaçá leva Canto Coral para as Escolas'

Com o objetivo de fortalecer a prática do canto coral na cidade, bem como incentivar o surgimento de novos corais, sobretudo em escolas, o G-DECC realizou no dia 30 de Outubro o 1º ENCONTRO DE CORAIS DE CURAÇÁ-BA, um evento que já vinha sendo pensado a muito tempo, inspirado nas participações do Coral G-DECC no Festival Internacional de Corais de Minas Gerais, mas que só agora se concretizou. 
A Programação do encontro aconteceu durante todo o dia com apresentações do Coral Estrelas na Terra (colégio João Matos) nos colégios Scipião Torres e José Amâncio Filho regadas de muito talento das crianças do coral e emoção por parte de todos. 

Encontro de Corais no Scipião Torres

No início do encontro o Sr. Dimael Barbosa (Del), coordenador do G-DECC/Ponto de Cultura falou sobre a atividade e a importância do Canto Coral para o desenvolvimento do indivíduo, agradeceu ao Coral Estrelas na Terra pela participação e à direção do Colégio por receber o encontro com tanto carinho. A diretora Lurdinha (Scipião) agradeceu por termos escolhido a escola e pela belíssima apresentação, pedindo que retornássemos para apresentar para o turno vespertino.
Fizeram uso da palavra ainda as senhoras Ivânia (diretora do joão
Matos) e Nelma (regente do coral) falando sobre a história do Estrelas na Terra e sua importância para a escola. O Coral Apresentou as canções: A lenda, A Paz, Amar é e Aleluia, causando emoção em vários presentes. A escola ainda apresentou a poesia segunda colocada no TAL em Juazeiro e que vai representar a escola e a cidade em Salvador-Ba. Ao fim da apresentação seguimos para o Colégio José
Amâncio Filho.


Coral Estrelas na Terra

Encontro de Corais no José Amâncio Filho


A diretora Rosilene Almeida nos recebeu com muito carinho e assim também os alunos do Colégio CEJAF que se apertaram em uma das salas da escola para prestigiar a apresentação do coral. Rosilene falou aos alunos e passou a palavra para Dimael Barbosa que falou sobre o evento e a importância do Canto Coral, bem como sobre o corais existentes na cidade. Concluindo sua fala passou a vez para Ivânia apresentar o trabalho do Coral e também a aluna segunda colocada no TAL.
Durante a apresentação do Coral os alunos se mantiveram atentos participativos aplaudindo e incentivando os coralistas. O repertório foi o mesmo apresentado na escola anterior, contanto com uma dose a mais de emoção na execução da canção Aleluia, fazendo pessoas chorarem na platéia.
Ao fim da Apresentação a direção da escola agradeceu e parabenizou ao Coral e ao G-DECC  pela realização do Encontro, bem como pela ida até o colégio. A Aluna do curso Normal Maílde agradeceu também em nome dos alunos do Colégio.