Coral G-DECC É DESTAQUE EM EVENTO INTERNACIONAL


O Coral G-DECC, criado há pouco mais de dois anos pelo G-DECC, foi um dos selecionados para participar do FIC 2011 - Festival internacional de Corais de Belo Horizonte - Minas Gerais realizado de 16 a 25 de setembro e que teve como grandes homenageados Gonzagão e Gonzaguinha.

O Coral G-DECC se apresentou nos dias 22, 23 e 24 nas cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto (cidade patrimônio mundial cultural) representando o estado da Bahia nas cinco apresentações que fez. Duas em Ouro Preto no Teatro Municipal (O teatro mais antigo das Américas em funcionamento – guines book) e no Museu da Inconfidência  e três em  Belo Horizonte no SESC Laces, na Casa do Baile (Pampulha) e na Feira Tom Jobim onde se apresentou ao lado dos maiores corais do mundo, como o Bocapella da Venezuela.
Coral G-DECC no Teatro Municipal de Ouro Preto (O mais
antigo das Américas em funcionamento)
O Coral foi muito bem recebido pela comissão organizadora do festival e também pelo público do Teatro Municipal de Ouro Preto, local de sua primeira apresentação. O público se emocionou e vibrou bastante com todas as músicas interpretadas e esse clima de emoção e vibração da platéia seguiu o G-DECC em todas as exibições, tendo um destaque especial para o nosso figurino autenticamente nordestino e alegre que foi bastante elogiado durante o evento. Também devemos destacar o repertório bastante eclético que contagiou a todos (músicas: mulher rendeira, Esperança, Ressuscita-me, Paula e Bebeto e Gonzaguinha e Gonzagão).
    
Dimael Barbosa regendo 5 corais a convite da org. do FIC
Os coralistas de outros corais elogiaram muito o nosso coral e colocaram como uma atração especial e inovadora para o evento, também se impressionaram com o esforço que o grupo fez para participar do FIC quando falamos da distancia de nossa cidade e dos dois dias de van para chegar a BH.  Alguns coralistas mandaram um recado para o prefeito de Curaçá: “Senhor Prefeito no próximo ano manda esse grupo lindo de avião, pois representaram muito bem o seu município. Curaçá agora está conhecida internacionalmente através do Coral G-DECC.”  

O coral G-DECC se apresentou com seguintes naipes de vozes, sopranos (Lailianne, Ingrid e Jessica), contralto (Rosineide e Rozenaira), baixo (Ramon, Isaías e Eduardo) e tenor (Dimael e André).

Coral G-DECC em frente ao Museu da Inconfidência
O maestro do coral G-DECC Dimael Barbosa disse que: “A participação do coral no FIC foi um momento muito especial de aprendizagem e enriquecimento cultural para todos os cantores do coral G-DECC e que o convite para o FIC 2012 é a prova de que fizemos um bom trabalho”. Para a soprano Lailiane Carvalho “foi muito bom conhecer essas duas cidades, principalmente Ouro Preto com toda sua história e sua beleza arquitetônica”.

Para participar do FIC 2011 o coral G-DECC enfrentou grandes dificuldades, sendo a falta de recursos a mais difícil delas. Para que o esse sonho não morresse na praia contamos com o total apoio do Ponto de Cultura Transfomarte, da ASDECC, do G-DECC, da Prefeitura Municipal, de Secretários, Vereadores, Comerciantes, pessoas das comunidades e pais de componentes de coral.

“O coral G-DECC de Curaçá – Bahia foi destaque no Teatro Mais Antigo das Américas e que está livro dos recordes! Isso não tem preço e jamais imaginamos alcançar tal feito” diz Isaías Felix e ele continua dizendo: “Obrigado senhor e todos que contribuíram, isso só foi possível por vocês e pelo esforço desse grupo maravilhoso”.
Muito Obrigado a Todos!
Por. LAILIANE CARVALHO (LILIH) 

Praça Tom Jobim

Casa do Baile (Pampulha)

Sesc Laces

Um comentário: